Fotos de Andy Warhol nunca antes vistas serão agora divulgadas

Andy Warhol tinha uma companheira quase inseparável: sua câmera fotográfica. “Uma foto significa que eu sei onde estive a cada minuto. É por isso que eu fotografo”, dizia. Ele manteve o hábito de registrar suas atividades por pelo menos 15 anos. Isso muitos anos antes de existirem, a fotografia digital, os smartphones e a mania dos “selfies”.

A Fundação Andy Warhol decidiu divulgar mais de 100 mil delas, incluindo fotos que mostram a relação do norte-americano com outros artistas e celebridades, como Truman Capote, Jean-Michel Basquiat, Debbie Harry e Liza Minnelli, além de Jon Gould, namorado de Andy.

A Universidade de Stanford, que mantém um acervo de 3600 rolos com mais de 130 mil fotos, está preparando uma mostra, prevista para setembro. A Fundação também prevê o lançamento de um livro e um projeto online para divulgar as fotografias.

“É Warhol como nunca visto antes. Sua vida diária pode ser vista de um modo nunca antes possível”, disse Richard Meyer, professor de Stanford que tem acesso ao acervo. “Esses filmes não apenas oferecem novas visões sobre a vida e o trabalho de Andy, mas também sobre questões que o cercaram, motivaram e preocuparam durante sua última década”, completou.

A Fundação liberou algumas imagens:

Jean-Michel Basquiat

Andy Warhol

Debbie Harry

Coleção de negativos


Fonte: Hypeness
Please follow and like us:
error