Você está aqui
Home > Viagens Fotográficas

viajens

Viagem Fotográfica ou Expedição Fotográfica? Você irá encontrar os dois nomes para dois prazeres que se interligam, viajar e fotografar.

Para efeito deste artigo, vamos utilizar o nome Viagem Fotográfica.

Certamente todo fotógrafo ou aficionado pela arte fotográfica já passou pela situação de ser deixado para trás em uma excursão em que os outros participantes não sejam fotógrafos. O fotógrafo preza pelos detalhes e a perfeição da foto almejada e as pessoas que estão realizando uma excursão sem a finalidade especifica de fotografar querem apenas registrar aquele momento. Por isso foram criadas as Viagens Fotográficas onde todos os participantes estão interessados em fotos especiais e dessa forma todos poderão ter o tempo necessário para seus trabalhos, inclusive com saídas em horários em que haja um menor numero de turistas no local e a melhor luz.

Existem Viagens Fotográficas para diversos locais, sejam nacionais ou internacionais. Existem também diversas empresas que realizam esse serviço de turismo especializado, o importante é que você conheça a empresa e verifique todas as informações a respeito de sua viagem, como qualquer outro serviço de turismo, quanto mais detalhes você perguntar sobre a sua viagem, menos riscos de ter uma dor de cabeça e gastar mais do que gostaria você terá.

A não ser que você realize a sua viagem através de uma companhia de turismo, (que já vendem o pacote completo) as Viagens Fotográficas realizadas por um grupo ou fotógrafo que tenha se especializado nesse tipo de serviço, normalmente não inserem no pacote transporte aéreo até o local de destino, esses prestadores de serviço responsabilizam-se apenas pela parte terrestre, a estadia no destino final, o acompanhamento pelo fotógrafo especializado naquele local, guias e outros detalhes que você deverá conversar com o responsável.

Os grupos de fotógrafos viajantes são normalmente formados por entusiastas desta arte e com os mais diferentes perfis e níveis de conhecimento técnico, mas com o mesmo objetivo de conhecer novos lugares, pessoas, trocar informações e aprender na companhia dos profissionais que estarão acompanhando o grupo.

Chegando ao local de destino é realizado um briefing sobre o que será feito e fotografado naquele roteiro. Orientações gerais serão passadas pelo fotógrafo responsável e cada um dos participantes terá a liberdade de acompanhá-lo ou então fotografar da maneira que preferir. Uma boa Viagem Fotográfica inclui pelo menos 1 dia da viagem para a edição e tratamento das imagens realizadas, além de um discussão em grupo sobre as fotografias realizadas.

Os grupos costumam ser pequenos, entre 10 a 14 pessoas, o que justifica o valor um pouco mais elevado do que o turismo tradicional.

Qual equipamento levar?

Cada destino possui características diferentes e o melhor equipamento é aquele que se adapte à s condições de trabalho locais, mas basicamente você irá precisar levar:

– uma boa câmera fotográfica que não te deixe na mão quando você precisar.

– alguns cartões de memória

– um bom tripé

– lentes de 17 a 300 mm

– filtros diversos, principalmente o polarizador

– cabo disparador ou controle remoto.

– para sol

– kit de limpeza

– uma bolsa que seja pratica para você acessar seu equipamento

E um espirito aberto para novas experiências em locais que estarão fora de sua zona de conforto. No mais é apreciar, fotografar e ter belas imagens para sempre.

Boa Viagem!

Top