Você está aqui
Home > Destaques > Sotheby´s de Londres irá realizar leilão de Fotos de Moda

Sotheby´s de Londres irá realizar leilão de Fotos de Moda

'Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington, Estelle Lefébure, Karen Alexander, Rachel Williams, Vogue US, Praia Los Angeles, 1990 Peter Lindbergh - Foto cortesia
‘Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington, Estelle Lefébure, Karen Alexander, Rachel Williams, Vogue US, Praia Los Angeles, 1990 Peter Lindbergh – Foto cortesia

VER SLIDESHOW

A Sotheby´s de Londres irá realizar a venda de uma seleção de cobiçadas fotografias de moda, desde o século 20 até os dias atuais.

A venda, que acontecerá em 19 de maio, vai coincidir com a segunda edição do Photo London, uma feira de fotografia que reúne os principais museus da capital britânica, galerias e casas de leilão, que estarão celebrando a fotografia.

Fotografias raras, de Richard Avedon, Helmut Newton, Irving Penn e Peter Lindbergh serão vendidas ao lado de obras de fotógrafos modernos, incluindo Miles Aldridge e David La Chapelle.

A impressionante fotografia de Penn “Mouth” feita para a L’Oréal em 1986 retratando lábios femininos manchados com vários tons de batom será incluída na venda. Esta é apenas a terceira vez que a imagem terá ido a leilão e estima-se que chegue a 230.000 libras, ou US $ 331.000 pelo câmbio atual.

Também entre os destaques está a foto “Models”, um trabalho de Lindbergh com supermodelos dos anos noventa, incluindo Linda Evangelista e Christy Turlington, vestindo camisas masculinas e pouca maquiagem. Foi uma reação da época à fascinação pelos retoques na fotografia de moda.

A fotografia, que foi considerada demasiado vanguardista para ser usada pela Vogue Americana, no momento, é estimada em um valor entre 60.000 a 80.000 libras, ou US $ 86.000 a US $ 115.000.

Um retrato de Marilyn Monroe por Avedon destaca-se pela captura de uma expressão diferente da atriz e modelo.
“Por horas, ela dançou, cantou e flertou – ela interpretou Marilyn Monroe. E então houve o cansaço inevitável. E quando a noite acabou e o vinho branco tinha acabado e a dança também acabou, ela se sentou no canto como uma criança. Eu a vi sentada em silêncio, sem expressão no rosto, e andei em direção a ela, mas eu não iria fotografá-la sem o seu consentimento. Mas, como eu vim com a câmera, e vi que ela não estava dizendo não,… ” lembrou o falecido Avedon do retrato que ele tomou em seu estúdio em 1957.

Uma foto da jovem Kate Moss, nua e em preto e branco, realizada por Albert Watson em 1993; fotografias ousadas de Guy Bourdin feitas para a Vogue Francesa nos anos oitenta, e a clássica foto em preto-e-branco “Woman Into Man, Paris” de Newton, também serão vendidas no leilão.

Entre outras fotografias a venda estão, “Money Shot”, de David La Chapelle e “The Rooms No. 2,” de Miles Aldridge, que foi inicialmente apresentada como parte de “I Want Only You to Love Me”, uma exposição individual de seu trabalho realizado na Somerset House, em 2013.

“Estas obras foram cuidadosamente escolhidas para este leilão e refletem o contínuo interesse e colecionabilidade da fotografia de moda, uma área do mercado que tem crescido em força”, disse Brandei Estes, especialista em fotografias da Sotheby´s. “Esperamos que essas obras vendam muito bem e estamos satisfeitos de ter uma grande estimativa.”

VER SLIDESHOW

Por Natalie Theodosi
Tradução: Erico Mabellini
Fonte: WWD

Deixe uma resposta

Top