Você está aqui
Home > Exterior – Escolas de Fotografia

Bom, você quer realizar um curso presencial de fotografia no exterior e de quebra aprimorar os seus conhecimentos em um idioma estrangeiro ou vice-versa.

As opções são muitas, com certeza algumas centenas de cursos apenas nos dois continentes mais procurados – América do Norte e Europa, mas também existem bons cursos de fotografia na Austrália, Nova Zelândia e Japão.

Nos Estados Unidos existem também os chamados Community College que é meio difícil explicar o que seja, pois não temos nada parecido no Brasil. Os “CC” são um nível de escola que fica entre o colegial e a faculdade, muito comum pra pessoas que querem fazer cursos técnicos. Em um bom Community College você poderá fazer várias matérias que depois podem ser transferidas para o seu currículo da universidade; por isso é comum que os alunos cursem 2 anos de Community College (bem mais barato que 2 anos da universidade), e depois peçam transferência para universidades.

A não ser que você já esteja residindo ou pretenda ficar em um país especifico por um período mais longo, é impossível realizar uma pesquisa visitando pessoalmente as escolas e universidades que possuam cursos de férias ou cursos técnicos sobre fotografia. Uma boa forma de iniciar a sua escolha é considerar ao menos dois fatores que levam alguém a realizar um curso de fotografia no exterior, além é claro da paixão pela fotografia:

1- Já estar de malas prontas para algum país especifico e com endereço certo, e nesse caso basta procurar um bom curso que esteja próximo à sua residência (veja como escolher um curso em nossa página Escolas de Fotografia no Brasil).

2- Escolher o seu destino de acordo com a instituição ou curso que irá realizar. Nesse caso é importante que você escolha o país e a cidade de destino levando em conta o seu prazer em estar ali. É claro que a qualidade da instituição de ensino e o valor do investimento também irão influir, mas é importante que você saiba que aprende-se muito de fotografia também fora da sala de aula, portanto escolha o seu curso de acordo com o prazer que você terá vivenciando o local, enfim, tem que ser um lugar que você goste e sinta-se atraido(a) para poder aproveitar todo o tempo possível para praticar e desenvolver sua fotografia. De nada adiantará realizar um curso com excelentes professores e material didático primoroso se quando você sair nas ruas para fotografar não se sentir confortável. Mesmo que o seu curso de escolha seja exclusivamente de técnica de estudio é importante que você tenha empatia pela cidade onde vive, sua cultura e as pessoas que ali habitam. Lembre-se que em quase 100% de seu tempo estará se expressando, e até mesmo pensando, em um idioma que não é o seu.

Cursos

Impossível enumerar todos os cursos de fotografia no exterior, mas seguem abaixo três em localidades diferentes, apenas como exemplos do curriculo diversificado de matérias que você irá encontrar.

Magnum Foundation
Focada em direitos humanos e fotografias jornalísticas, a Magnum Foundation oferece diversos cursos para quem deseja se aprofundar mais nesse campo e ainda desfrutar de aulas práticas que trazem a vivência de campo e a experiência de profissionais especializados. A fundação oferece bolsas de estudo para diversos estudantes em parceria com o Departamento de Fotografia e Imagem da Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York. O programa dura seis semanas e concilia três cursos, que tratam principalmente de registro e documentários em temas focados nos direitos humanos. A bolsa cobre mensalidade, hospedagem, viagens e alimentação durante o período e se foca tanto em estudantes intermediários quanto profissionais já atuantes. A seleção é feita através de 15 imagens enviadas pelo candidato, seu currículo, trabalho escrito e descrição do projeto.

Istituto Europeo di Design
Com sedes na Itália, Espanha e também no Brasil, a instituição oferece cursos em grandes áreas de Design, Moda, Administração e Comunicação Visual. Neles, se inserem especialistas e referências no campo da fotografia. Pela presença em território nacional, a expansão a cursos fora do país é também facilitada, com a abertura para as unidades europeias. O instituto tem presença forte em Roma, Turim e Madrid.

University of the Arts London
Uma das mais prestigiadas universidades do mundo oferece também cursos com menor duração durante as férias de verão do hemisfério norte. Esses cursos reúnem interesses em arte e focam
principalmente em técnicas fotográficas e moda. Fotografia Urbana, Fotografia Digital, Styling e Fotografia de Moda, entre outros. Oportunidades de bolsa também são oferecidas, por isso é importante
estar atento aos sites e veículos da universidade.

Visto de Estudante

Cada país possui suas regras para a permanência de estrangeiros com a finalidade especifica de estudos, a melhor maneira de se garantir sobre uma boa informação a respeito de toda a documentação necessária é entrando em contato com a escola de sua preferencia e pedir toda informação necessária. Também é importante ir ao consulado do país de destino para se informar sobre a sua permanência como estudante.

Boa Viagem!

Top