Você está aqui
Home > Brasil – Ensino a Distância

Sobre cursos presenciais já falamos em nossa página Escolas de Fotografia. Então vamos falar sobre cursos de fotografia a distância e/ou cursos de fotografia online.

Nesta modalidade de ensino estudantes e professores não necessitam estar presentes num local específico durante o período de formação. Em seu início o Ensino a Distância, utilizava a correspondência postal para enviar material aos estudantes, seja na forma escrita, em vídeos, cassetes áudio ou CD-ROMs. Após a chegada da Internet e todos os recursos disponíveis na Web, a forma de e-learning (estudo via web) tornou-se largamente utilizado, ampliando o campo de abrangência do EaD.

Antes o EaD não tinha credibilidade, era um assunto polêmico e trazia muitas divergências, mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Haja visto que, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou a distância, aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um.

O Ensino a Distância é uma forma de ensino que possibilita a todos a chance de um desenvolvimento profissional com toda a conveniência que uma plataforma online oferece.

Os cursos via Internet, rompem barreiras geográficas e ajudam na evolução e no desenvolvimento profissional daqueles que não têm tempo de fazer um curso presencial ou preferem estudar de forma mais independente.

Na fotografia existem diversos tipos de cursos online ou EaD, desde vídeo aulas que falam sobre um tema especifico, até a pós-graduação acadêmica. Os cursos de graduação e pós-graduação deverão ser reconhecidos em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Já para os cursos livres não existe essa exigência, podendo esses cursos emitir ou não certificados.

Os Cursos Livres de Fotografia a Distância

Os cursos online e vídeo-aulas podem variar, desde o conhecimento básico de fotografia até temas bastante específicos, como por exemplo o uso de flashes, a fotografia em estúdio, a fotografia social, a fotografia de bebês, a fotografia gastronômica, o uso de drones na fotografia, a composição fotográfica, a pós-produção em Photoshop e Lightroom, e a lista segue infinitamente até aonde a imaginação dos professores e palestrantes alcançar ou as técnicas fotográficas permitirem.

Os formatos dos cursos podem ser os mais diversos, desde vídeo aulas, passando pelo atendimento online através de chats, fóruns e e-mails. Apostilas podem ser enviadas pela internet e as avaliações também (quando for o caso) serão feitas online.

Ainda que iniciativas como essa estejam ampliando o conhecimento da fotografia, o formato no qual se tem acesso apenas ao conteúdo de um curso não pode ser considerado EaD pela legislação brasileira. Isso porque, mesmo que o material seja estudado rigorosamente, não há discussões com professores e colegas, atividades em laboratório, tutoria, prazos, exames presenciais e, sobretudo, não há diplomas reconhecidos pelo MEC. Os cursos livres de fotografia emitem apenas certificados de participação e aproveitamento.

Os conteúdos dos cursos livres online só podem ser classificados como EaD sob um ponto de vista mais amplo do termo, ou seja, sempre que se aprende algo por meio eletrônico é uma forma de ensino a distância.

Top